segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Bem Vindos!

Olá, bem vindos ao meu blog sobre wrestling (ou luta-livre em português). Antes de começar a falar sobre o "Royal Rumble" gostaria de afirmar de que sim wrestling é "de mentirinha", então se você está lendo isso atrás de Royce Gracie ou Wanderlei Silva, está no lugar errado, isso é MMA (Mixed Martial Arts) e não luta-livre.

Uma pequena aulinha de história antes, mas eu vou ser dinâmico então vai ser bem rápido. Um ex-lutador Joe Ray "Toots" Mondt e um promotor de boxe Jess McMahon trabalhavam pra principal e mais antiga empresa de luta dos EUA a NWA (National Wrestling Association). Mas aí Toots Mondt tinha altas idéias pra revolucionar a luta livre, eles quebraram seu vínculo com a NWA e fundaram a CWC (Capitol Wrestling Corporation).

Com o tempo Vincent J. McMahon substituiu seu pai e mudou o nome de CWC para WWWF (World Wide Wrestling Federation) e foram juntando grana. Compraram a concorrência, a AWA (American Wrestling Association) e contrataram grandes nomes da época. tal como: Bruno Sammartino, Antonino Rocca, "Nature Boy" Buddy Rogers, Gorilla Monsoon, Don Leo Jonathan e o grandioso Lou Thesz.

Ao passar do tempo, o filho de Vincent J., Vincent K. (vamos chamá-lo só de Vince) comprou do seu próprio pai a WWWF (é, não passou de pai pra filho dessa vez não...) e mudou o nome da empresa para WWF (World Wrestling Federation) e fez a era do "Rock 'n' Wrestling". Contratou lutadores que eram famosos pelos EUA, Canadá e México. Trouxe Hulk Hogan que tinha ganhado fama por aparecer no filme "Rocky III", trouxe "Rowdy" Roddy Piper de uma empresa do Canadá para ser o grande inimigo de Hogan. Também trouxe outros grandes nomes como André the Giant, Iron Sheik, Don Muraco, Jimmy Snuka, Paul Orndorff e um dos meus favoritos Greg Valentine (filho do também lutador Johnny Valentine). Vince também trouxe celebridades da TV para os ringues tal como Mr. T e Cindy Lauper (que fez dupla com a Wendi Richter chamado "Rock 'n' Wrestling Connection", que deu nome a esse geração). Tivemos a criação do WrestleMania, o maior evento de luta do ano (esse ano teremos a 26ª edição desse evento).

Aí, em 1994 chegamos a "nova geração" onde a censura da WWF começou a aumentar e as coisas começaram a ficar boas. Temos nomes como Shawn Michaels, Kevin Nash, Scott Hall e o surgimento do Undertaker. Temos também três nomes que surgiram no final dessa "nova geração" que ninguém nunca ouviu falar, um tal de: Hunter Hearst-Helmsley, Rocky Maivia e The Ringmaster.

Com o tempo a concorrente de WWF, a WCW (World Championship Wrestling) começou a crescer e trouxe seu show principal para as segundas-feiras, o Nitro da WCW ía coincidir com o Monday Night Raw da WWF. Assim começou as "Guerras de Segunda à Noite".

Em 1997 a WWF começou sua melhor era (até agora pelo menos) a "era da atitude". Hunter Hearst-Helmsley virou Triple H e junto com Shawn Michaels fundou o D-Generation X que tinha como objetivo principal desrespeitar a autoridade. Rocky Maivia virou The Rock, e com seus bordões e sua habilidade no ringue fez história na WWF. The Ringmaster virou "Stone Cold" Steve Austin e sua atitude e principalmente sua habilidade fez mais história que o The Rock.

O fim das "Guerras de Segunda à Noite" aconteceu em 2001 quando a WWF fez aquilo que fez com a AWA, comprou a WCW. Também havia uma pequena e violenta empresa da Philadelphia chamada ECW (Extreme Championship Wrestling) que havia falido, mas tinha vários fãs e podia virar uma concorrência no futuro, pois é, foi comprada pela WWF também.

Mas, a WWF (World Wildlife Fund) brigou com a WWF (World Wrestling Federation) por causa do nome assim a WWF de luta virou WWE (World Wrestling Entertainment).

Mas, um ex-lutador da WWE que foi para a WCW no meio da guerra e disse que nunca mais lutaria na WWE viu que Nitro agora não era mais aliado, ele foi para a NWA fundou uma pequena empresa dentro da própria NWA, depois conseguiu se desmembrar e hoje é conhecida como TNA (Total Non-Stop Action).

Jeff Jarrett, fundador da TNA, que tinha seu show semanal o iMPACT! nas quintas-feiras, resolveu mudar para segunda. Assim temos a "Guerra de Segunda à Noite 2 - A Vingança". Ah! A mudança de data da TNA aconteceu dia 4 de Janeiro de... 2010. Sim foi esse ano, os lutadores da TNA são basicamente os ex-lutadores da WWE, aqueles que quando foram demitidos dava pra ouvir os fãs dizendo "mas que cagada demitir esse cara!".

Nesse link aqui, você pode ver três dos caras que eu tô falando. Da esquerda pra direita Vincent J. McMahon, Joseph Raymond "Toots" Mondt e Bruno Sammartino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário